Futebol sem locutores, por favor.


Eu sou de um tempo em que não se passava tanto futebol na TV. Cresci ouvindo Osmar Santos e Fiori Gigliotti narrando os jogos na radio. A TV, quando passava, era semi final e final de campeonato e olhe lá.

E percebeu-se que o futebol poderia dar audiência e o que fizeram? Levaram tudo que é partida para a TV. Lembro de uma época que a rede Bandeirantes passava jogos do campeonato Carioca de segunda-feira, com isso “todo dia era dia de futebol”, a rede Globo passava jogos do Campeonato Italiano aos domingos de manhã, com a narração do “jovem” Luciano do Valle, o bi campeonato do São Paulo na Libertadores da America foi transmitida pela rede Gazeta de televisão, com a narração do também “jovem” Galvão Bueno, nessa época ninguém ligava para a Libertadores que hoje, para o Corinthians, é o maior sonho de consumo.

Citei 4 narradores, os dois primeiros não estão na ativa, Osmar, um dos melhores do mundo, sofre um acidente e está vivendo numa cadeira de rodas, e Fiori faleceu em 2006, os outros dois continuam contra tudo e contra todos.

Luciano do Valle se confundi com coisas simples nas narrações que chega a confundir a bola com a lua... não sei se o “craque” Neto tem culpa nisso, mas assistir a um jogo com a narração dele é algo inviável hoje em dia.

Já Galvão, a voz que somos obrigados a ouvir em tempos de Copa do Mundo, é uma anedota pronta. Talvez por estar na “toda poderosa” tenha que engolir muitas criticas, mas é gênio em falar bobeiras também, as vezes fico imaginando ele e o Neto juntos, meu Deus, deve ser pior que o Patati Patata fazendo palhaçada.

Mas o lance desse post é comentar sobre os narradores, ou locutores, de futebol. Está difícil ver na TV aberta, se você tem TV por assinatura, e tem a sorte de ter uma ESPN deve se sentir um privilegiado, pois la se narra e comenta com seriedade, pois a Sportv é pior que os dois citados.

Mas é por essas e outras que hoje, mesmo com imagens em HD, eu prefiro o rádio, lá sim tem emoção.

Comentários

  1. Olá!
    Adoro futebol, por isso não posso deixar de concordar, já vi pessoas ligarem o rádio e baixarem o volume da tv na globo...kkkk, serio mesmo. Ótimo post! Bjsss
    Mila

    ResponderExcluir
  2. Ah meu caro,Ronaldo tenho que concordar,sou amante de futebol e os locutores me enlouquecem.Você estava sumido,aparece lá no meu cantinho saudades de um leitor tão intelecto.

    Bjok's

    http://joicy-santos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sem locutores, eu durmo. Para algumas de nós, mulheres, a locução anima a festa. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  4. muito interessante seu blog, expor o que pensa nao é para qualquer um nao..

    passa la no meu blog tambem e segue tambem.
    Beios.

    http://itcriis.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É legal expor o que pensamos, eu já fiz a minha parte e você está fazendo a sua agora, e eu agradeço.