Adultos e jovens são dependentes de Internet


Comecei a me conectar com a Internet no longínquo ano de 1994, quando o Brasil ainda lutava pelo Tetra no Futebol masculino. Para navegar eu precisava entrar me uma BBS, através de um discador que utilizava os pulsos do telefone de casa e a conta vinha altíssima.

Anos se passaram e na Copa de 2002, enquanto o Brasil lutava pelo penta, eu instalava a conexão por cabo, nada de telefone mais ocupado, internet Limitada por 24 horas. Tanto em 1994 como em 2002 tudo me fascinava, e olha que em 1994 eu tinha 19 anos...

O tempo passou e desde outro dia a conexão é “obrigatória” em tudo que fazemos, e isso inclui TOOD MUNDO. O adulto que trabalha, o idoso que fala com algumas pessoas, o adolescente que precisa saber de tudo e a criança, que se espelha nesse mundo todo.

Mas vira e mexe tem um adulto CHATO irritando os mais novos pelo uso “indevido” da tecnologia. 

Ouço muitas vezes a maldita frase “na minha época a infância era melhor”. Desculpe mas não era, sua infância era talequale desses que estão ai hoje em dia. Você não tinha tecnologia assim? Mas pense em tudo o que fazia, vai me dizer que não era a “tecnologia de ponta” da sua época? Eu brincava de carrinho de rolimã, de bolinha de gude, fiz muita bola de meia e brinquei de esconde-esconde, mas assim que aparecer o Atari em minha vida tudo passou a ficar dividido.

Ok, você passou por coisas parecidas, e lembra que as pessoas olhavam “olho no olho” na hora da conversa, mas era só aparecer o “plim plim” na telinha que te ignoravam igual um adolescente ignora hoje ao ouvir o som de mensagem nova no Whatsapp.

Os tempos mudaram, evoluíram, e a cabeça de algumas pessoas não.

Mas... e o adulto que vive online criticando o jovem que fica online? Que adulto é esse? De onde ele tem tanta bagagem para criticar o outro que age igualzinho a ele? Tem inúmeros textos na internet, como esse, falando do “bom uso da internet”, mas escrito por quem está tanto tempo olhando a tela de um smartphone como um adolescente.

As pessoas têm que parar de comparar épocas distintas e se entenderem que tudo faz bem e mal, o que precisa é de dosagem. Já passou da hora de o adulto dar bronca via internet em um adolescente que só usa a internet. Está na hora das pessoas estabelecerem tempo para todas as atividades, principalmente as online, mas saber que é necessário se desconectar para vivenciar outras experiências.

Não, não abandone seu celular, não deligue-se das redes sociais, mas faça disso tudo ser um algo a mais em sua vida, e não só ser isso sua vida.


Comentários