Mundo atual e suas velhas doenças


“Doenças e Sintomas Síndrome de burnout (esgotamento profissional) A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais estão entre as classes mais atingidas.” Doutor Drauzio Varela.



Me lembro como se fosse hoje, aquela terça-feira 22 de maio de 1990 quando a minha professora de Literatura disse que estava com STRESS. Era a “doença do momento”. Ela estava fadigada de tanta coisa a fazer, pois dava aula em 2 escolas em 2 períodos e estava cansada daquela rotina de dar aulas, pedir atividades, corrigir provas e, como ela mesmo dizia, tentar entender os garranchos de seus alunos, no qual eu era sempre citado.

Pois o fato é que, passados 29 anos daquela data a doença da moda é a mesma mas com um nome diferente, ou seja, se adaptou à geração Nutella.

Deixando a critica acida de lado, sei que hoje eu, que dou aulas há 17 anos, sinto as mesmas coisas. Não sei quanto tempo ela lecionou, apenas sei que, infelizmente, ela já nos deixou. Mas sei que estou num cansaço sem igual. Logo eu, que vivia a mil por hora, não parava para nada, que sempre estava disposto a fazer algo, hoje nem quero sair do meu canto.

Ficar ali, paradinho, ouvindo minhas musicas e lendo o que gosto já está de bom tamanho. Não quero muito além disso não, pois além desse cansaço físico tem o cansaço emocional e psicológico, esse vem atrelado à muitas coisas, principalmente para esse povo que insiste em acreditar em um ser maior que só diz a verdade para eles, o tal do WhatsApp.

Estou me tornando o que achei que nunca me tornaria, um velho. E pior, um velho chato. Pra mim as pessoas já não dizem cosias com coisas, já não fazem coisa com coisa, e tudo tem o motivo de alguém reclamar. A tal “geração Nutella” está bem chata, e eu que vim da geração Coca-Cola estou nesse mesmo stress da minha professora, e mais cansado do que antes.

Comentários