Chegou a vez dos seguidores


Olhemos a lista (janeiro de 2019):
- Neymar - 108.9 milhões de seguidores (10º no mundo)
- Ronaldinho Gaúcho - 40.6 milhões de seguidores (44º no mundo)
- Bruna Marquezine - 33.7 milhões de seguidores (53º no mundo)
- Anitta - 33.2 milhões de seguidores (55º no mundo)

Números gigantescos de pessoas nem tão importantes assim.

Pois bem, o lance hoje é ter o maior número de Ks é o mais curtido, o mais seguido. Mas o que isso significa? Que ele tem mais fãs ou admiradores?

Até o ano 2000 ninguém tinha noção de quantos admiradores tinham, nem quantos “haters” possuía. Hoje, graças ao avanço tecnológico, a pessoa tem as redes sociais, onde acha que sabe o número de tudo que tem. Mas isso é uma mentira.

Os 4 citados na lista acima tem esse grande número de seguidores, mas nem todos são fãs de verdade. Muitos são jornalistas, fofoqueiros, revistas, mídia, times, fã clubes, enfim, são pessoas que estão atrás de notícia e, muitas vezes, nem se importam com a pessoa seguida em si.

Isso cria uma falsa ilusão no ser que vive em um bairro remoto e quer ter tantos seguidores quantos esses outros. É a pessoa que entra no Big Brother Brasil e usa a tela da rede Globo para se divulgar e não para ganhar o prêmio divulgado. E estamos convivendo com jovens que fazem de tudo para aumentar esses seguidores.

Sim, tenho todas as redes sociais, uso praticamente diariamente, umas mais outras menos, mas uso. Tenho alguns seguidores, dentre os quais gente que não faço a mínima ideia de onde me acharam. Tem momentos que vem escolas de Yoga. Em outras lanchonetes. Em outros times amadores ou pseudo artistas.

Não sou um influenciador digital, muito pelo contrário, muitas vezes tenho tal rede para participar de alguma promoção, ganhar algo, ou ler sobre alguém. Não sigo quem não gosto só para saber se a pessoa tomou um banho de ofurô ou foi ao dentista.

O mundo está cada vez mais fora de controle, pessoas querendo divulgar suas “ideias” sem ter “ideais”. Todo mundo está tendo mais do que 15 minutos de fama e não sabe lidar com isso muito bem.

Não peço que me siga, não peço que me leia, só queria que parassem de viver nesse mundo digital, pois o leite está fervendo e logo pode derramar.

Comentários