Diversidade na sala de aula

Depois de me formar a 8 anos em Ciências da Computação eis que decido voltar a estudar, e não decidi fazer uma pós na área não, muito pelo contrario, estou fugindo dessa área.

Desde fevereiro estou fazendo o curso de Letras, com licenciatura em Inglês. É uma nova área, um novo curso, e como já gosto de escrever (ah, vá, achei que o blog era para ter receita de bolo) então ingresso nessa nova categoria.

Ontem na aula de Língua Portuguesa falamos sobre como era e como é a educação nas escolas, e a piração foi de uma aluna que citou que no meio dos anos 80 era de um jeito, ai uma outra citou que em 1995 estava fazendo o ginásio. E essa é a diversidade de uma sala de aula em Universidade, a diferença de idades.

Enquanto ela entrava no ginásio, outros no colegial, eu por exemplo estava saindo (trancando a matricula, para ser sincero) da minha primeira faculdade que foi de Publicidade.

Quando estamos num colégio a maioria tem a mesma idade, vive as mesmas experiências, mas na Universidade é diferente, vai ter desde aquele que acabara de sair do colegial, com cerca de 17 ou 18 anos, até aqueles mais vividos, com mais idade, e a troca de informação é benéfica para todos. Espero curtir demais essa graduação e licenciatura.

Comentários

  1. Parabéns, seu blog é muito legal. A sala de aula é um universo fascinante. Estou aposentada, mas sinto muita saudade dos meus alunos.
    Felicidades nesta opção de vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo
    Quando cursei odontológia aos 18 anos de idade, na minha turma, tinha pessoas bem mais velhas e eu admirava aquelas pessoas começando uma nova carreira. Com 42 anos, ainda dentista, parti para uma carreira de roteirista. Hoje tenho 48 anos e sigo nas duas. Acredito que lá na frente serei apenas roteirista. Eu resolvi que era assim que eu me prepararia para " terceira idade". Meu sonho hoje é esse. Confesso que não é nada fácil um recomeçar mas me sinto cada dia mais feliz e realizada. Sorte e sucesso pra você.
    Beijos
    Denise

    ResponderExcluir
  3. olá que bom pra ti .,.,.que tudo te corra bem

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Além de ter coragem de voltar pra sala de aula, vc ainda escolheu algo totalmente diferente né?! Mas quer saber? Eu ainda acho (e não poderia dizer ao contrário, pq sou jornalista) que lidar com humanos, é melhor do que com máquinas!!!
    Boa Sorte na sua escolha!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que bacana isso. Parabéns pelo novo curso. Eu morro de vontade de fazer outra graduação sabia? rsrsrsrs...só falta dinheiro e tempo pra tal mas ainda planejo fazer Psicologia. Deve ser legal começar outro curso já depois de ter feito outro. Acho que vc vai com mais maturidade e vontade de aprender.

    ResponderExcluir
  6. Será q meu coment foi?


    ahhhhh não sei.. mas deu reguiça de digitar tudo novamente...

    bjinhus

    ResponderExcluir
  7. Eu penso e logo comento valeu blog e trabalho muito bom estarei sempre por aqui ...

    ResponderExcluir
  8. Eu tbém penso logo escrevo por isso! Após uma visitinha de costume,fica aqui,meu carinho!
    Que hoje o dia seja emocionante, repleto de acontecimentos fantásticos, e esta semana será a mais especial em sua vida, as palavras tem este poder, então acredite, que simplesmente será maravilhosose e será!!! Abraços.
    Com carinho Hana

    ResponderExcluir
  9. Realmente como é bom voltar a estudar.Eu terminei o "segundo grau",como era chamando antes,agora ensino médio.E parei de estudar e me dediquei a criar meus 2 filhos.Agora já bem grandinhos,missão cumprida, resolvi voltar a estudar.Também pensei em letras já que gosto muito de escrever.Mas me indicaram um curso técnico tudo haver comigo,de estética facial e corporal.Onde além de lidar com tudo que gosto dentro da estética,estudo muito,há muita teoria.Onde minhas colegas tem a idade de 18 a 50 anos.Realmente é mundo que agente aprende muito de todos os lados.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Ronaldo
    Tenho certeza que você vai adorar , passei por essa experiência duas vezes e foi incrível. Me formei em história, depois fiz pedagogia e filosofia a cada curso eu me rejuvenescia , me atualizava com a garota e passava um pouquinho para eles também. Foi ótimo.
    Grande abraço
    Bs: estou te seguindo. Voltarei

    ResponderExcluir
  11. Sim, na faculdade é ao mesmo tempo troca de valores e vivência, junto com a disputa de idade: "Ah, mas na minha época não era assim...".
    But, apesar de tudo, é uma delícia! Se bem que, os mais "velhinhos" da minha sala já "zarparam", rs!

    Beijos e obrigada pela visita no meu Blog, SintaXe a vontade, de voltar, quando sentir vontade, rs!

    ResponderExcluir
  12. Nossa é verdade tudo isso...Meu primeiro semestre d faculdade eu m surpreendi com as várias idades q m eram apresentadas...Mais amei o aprendizado q todos m passaram...

    Boa sorte e sucesso nessa nova etapa...
    Bju

    ResponderExcluir
  13. Que delicia heim...Isso é realmente um aprendizado.
    pretendo fazer história ano que vem.
    Acho que vou amar esse ambiente de faculdade novamente.
    Bjos achocolatados e boa aula.

    ResponderExcluir
  14. Sempre é tempo de buscar coisas novas seja na sala de aula ou sei lá aonde o bom é poder aprender sempre, vamos a luta vale a pena paz.

    ResponderExcluir
  15. O importante não é a idade, e sim saber aproveitar cada oportunidade! :D

    ResponderExcluir
  16. Eu acho essa diversdidade ótima.

    Eu também fui fazer outra faculdade depois de formada. Acabei trancado, porque não gostava do curso e só fazia porque meu chefe exigiu, enquanto ele pagou, eu fui, quando troquei de emprego, adeus, Pedagogia!

    E a coisa que eu mais gostava era isso, as diferenças culturais e temporais, apesar de muitas vezes querer bater nas colegas "mais novas" que nada queriam ali e só iam perturbar. Na faculdade não precismos mais disso!!!!!!

    Espero que você tenha muito sucesso. Letras é um ótimo curso, sempre tive vontade de fazer, mas agora não tenho saco nem pra ler...


    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Boa noite.
    Que bom que você está cursando letras. É mais uma chance de continuarmos nos deliciando das suas escritas. Escritor você já é...

    Sucesso!!!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. Rs.. eu já quis fazer tantas coisas, mas nunca fugindo dos meus “dons” e sempre desistindo.. rs.

    Um dia pensei em fazer ciências da computação, outro pensei em fazer enfermagem e crescer na área, biologia também foi minha paixão, ou então fazer administração (dizem que quem faz administração é pq não sabe o que fazer da vida.. rs.. e eu concordo).

    Hoje não fiz Facu nenhuma, mas trabalho com administração e faço Inglês (que já me enche o saco). Sinceramente não gosto de ter 90% do meu dia com obrigações, preciso do meu descanso por motivos maiores.

    Mas o meu sonho é fazer arqueologia.. digo sonho pq ficou somente em meus sonhos, literalmente e obrigatoriamente.. rs rs.

    Nossa.. quase contei minha vida.. rs. ↑↑↑


    Voltando ao seu post, eu acho que letras é ótimo, ainda mais pra quem já sabe brincar com as palavras, poderá, também, ensiná-las com elas.
    Boa sorte pra vc.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Kraka Ronaldo, fiquei muito feliz em encontrar seu blog, sabe porque? Porque achei esse post, e acaba que a minha situação é muito parecida com a sua, rs!! Tenho 23 anos, e gosto muito de escrever, até ai nenhuma coecidencia, rs!! Mas sabe, eu sou formado em Tecnologia em sistemas de informação, e advinha qual curso que vou fazer agora, letras português/ francês, hehehehe!!! Lek muito legal ter encontrado esse post, serve de inspiração pra mim, começo dia 10 de março agora, e ai? se ta gostando do curso? um abraço

    ResponderExcluir
  20. Po lek, que maneiro, rs!! Espero gostar também, realmente, é uma mudança e tanta, mas sempre tive quedas pelas humanas, rs!! não gosto de mulheres alienigenas, hehehe!! nada haver, rs!!! po tu trabalha com informatica? Eu sou analista de suporte, 1º nivel,
    abçs

    ResponderExcluir
  21. Ronaldo! Há qtas não passo por aqui... nem no meu próprio blog eu passava. rs
    gostei do post, como sempre. Sou formada em Enfermagem, mas sempre quis fazer Jornalismo. Ainda frequento a sala de aula pq faço pós-graduação.
    Tenho a certeza que um dia realizarei o sonho de ser jornalista.
    Nunca é tarde!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns por mais uma etapa da sua vida.
    É... há muito o que se aprender numa universidade.
    Não só com os professores, mas os alunos, principalmente os mais experientes tem muitas coisas para passar.

    Sucesso nessa nova etapa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Estudar é muito bom, aprender é maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
  24. oieee amigo!
    vim conferir as novis!
    uma ótima sexta!

    =D

    ૠৣৢॐৣৢૠૠৣৢॐৣৢૠ॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰ૠ               


    Crescer


    É ser cada dia um pouco de nós mesmos.
    É dar, espontaneamente, sem cobrar inconscientemente.
    É aprender a ser feliz de dentro para fora.
    É buscar no próximo um meio de nos prolongarmos.
    É sentir a vida na natureza.
    É entendermos a morte como natural da vida.
    É conseguir a calma na hora do caos.
    É termos sempre uma arma para lutar
    e uma razão para irmos em frente.
    É saber a hora exata de parar e buscar um algo novo.
    É não devanear sobre o passado,
    mas trabalhar em cima dele para o futuro.
    É reconhecer nossos erros e valorizar nossas virtudes.
    É conseguirmos nossa liberdade com equilíbrio
    para não sermos libertinos.
    É sabermos que nada nem ninguém é totalmente bom ou mau.
    É exigir dos outros, apenas o que nós damos a eles.
    É realizar algo edificante.
    É sermos responsáveis por nossos atos e por suas consequências.
    É entender que temos espaço de uma vida inteira para crescer.
    É nos amarmos para que possamos amar os outros como a nós mesmos.
    É assumirmos que nunca seremos grandes,
    mas que o importante é estarmos sempre em crescimento.


    (autor desconhecido)


    ૠৣৢॐৣৢૠૠৣৢॐৣৢૠ॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰॰ૠ

    ResponderExcluir
  25. Que legal Ronaldo, ha sempre um recomeço, uma nova etapa uma nova experiência. Fico feliz por vc, boa sorte em seu novo aprendizado.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  26. Oi,
    Fiz Letras tambem, isso ha muito tempo, claro...mas adorei! Eh um curso muito interessante, principalmente para mim que gosto de escrever.
    Na epoca fiquei muito apaixonada por Fernando Pessoa (rs) e quis ate fazer uma especializacao nele depois da Faculdade, mas acabei casando, dando aulas, e tambem era Secretaria-Bilingue aquela epoca na Johnson&Johnson, entao nao deu tempo.
    Faca mesmo! Voce vai adorar! Eh um curso muito apaixonante!
    Beijos
    MARY

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É legal expor o que pensamos, eu já fiz a minha parte e você está fazendo a sua agora, e eu agradeço.