Mentiras


Quantas mentiras existem em uma vida? Pinóquio, mito ou realidade? Detector de mentira diz sempre a verdade?


Com a propagação da tecnologia e as redes sociais a famosa “radio peão” virou “zapzap peão” onde as cosias tem fervido ultimamente. A pessoa escuta na rua “vai mudar o tempo” e ela coloca no zap “vai chover” aquela tia aposentada lê e vai no grupo das amigas e “meninas, tempestade chegando” a senhora mais antenada já replica para todos seus grupos e, um dos membros que mora em outra cidade lê tal informação e “que bom que choverá, está muito calor” no grupo cheio de pessoas de todos os cantos alguém diz “calor ai, aqui ta frio” e essa senhora antenada volta aos grupos e “além de chuva o frio vem com tudo” e a da tempestade já responde “não duvido que acabe a luz” e muitos correm para carregar seus smartphones para não perderem nenhum detalhe.

A fake News existe desde sempre, sabemos disso, hoje ela tem outras proporções pois todo mundo está conectado e a noticia, que muitas vezes é sua e de alguém que mora super perto, para em locais nada a ver com o que foi dito.

Sempre a mentira fez parte da vida do ser humano, agora ela saiu do muro da casa da vizinha e se instalou no pedaço de plástico que você carrega para todos os cantos de sua vida, sem se preocupar com a veracidade dos fatos.

Isso também transparece que brasileiro não gosta de ler (livro ou qualquer coisa cultural) para ler  o que é compartilhado na palma de sua mão.

Espero que um dia as pessoas voltem a olhar para seus umbigos e conversar com a intenção de ouvir o que o outro tem para dizer, não ser apenas o dito pelo não dito.

Comentários