Onde vamos parar?

Quando eu era menor, na década de 80, eu ouvia que no futuro tudo seria melhor. Lembro-me de uma professora minha da 4ª série que falava que um dia iríamos falar ao telefone com a pessoa podendo ver o que ela fazia, isso lá no longínquo ano de 1985.

Ouvia pensadores, poetas, físicos, profetas, enfim, ouvia muita gente dizendo que tudo iria melhorar, que a tecnologia mudaria nossas vidas, e pra mim o melhor da tecnologia era poder jogar vídeo game e ter o vídeo cassete para gravar os programas enquanto eu brincava.

Em 2002, quando fiz meu TCC na faculdade, falei sobre Inteligência Artificial, e eu acreditava que a partir de 2012 teríamos robôs nas ruas fazendo cosias que muita gente faz.

Estou escrevendo esse texto numa sexta-feira de outubro, está um calor absurdo na primavera (ainda existem estações do ano?) e com a falta de água sendo algo que está assustando a todos. Fora o medo do tal Ebola que assola o planeta.

Me pergunto, o que toda essa tecnologia trouxe de bom realmente para nós? Aproximou as pessoas via dedo no smartphone, mas distanciou o abraço, o toque, o olhar. Aumentou o gasto de luz, por consequência da água, e estamos enfrentando tempos difíceis onde não sabemos se terá um copo de água para tomarmos depois de ler esse texto tosco.


Será que o século XIX trouxe algo de bom para nós? Será que alguém viverá para contar sobre ele no próximo século? Será que haverá água, luz, gente, vida?

Cada dia está mais difícil nesse quesito, estamos nos alegrando com coisas em uma tela de retina minúscula que nos dá “tudo” mas não temos nem água para beber ou tomar banho. E se todo mundo desligasse tudo? E se a gente passasse a plantar árvores? E se nós parássemos de olhar para o futuro e tentássemos viver como no passado? 
Não sei onde vamos parar, não tenho a mínima ideia, mas vejo que cada dia se torna mais nebuloso para todos nós no futuro.

Comentários

  1. Oi amigo!!!
    Acho que não existe tecnologia boa nem ruim e sim pessoas bobas que não sabem usar todoooos os novos recursos inventados sem destruir os recursos essenciais para a vida!!! Uma vida mais natural, mais real, com abraços, olhares e conversas longas no sofá de um amigo são urgentes!!!
    Adorei teu texto como sempre!!!
    Depois de 3 anos voltei a renovar no meu blog!! Quando tenha um tempinho passa por lá!!!
    http://solvidaetudomais.blogspot.com

    Bijinhosss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É legal expor o que pensamos, eu já fiz a minha parte e você está fazendo a sua agora, e eu agradeço.