Blogs ainda são atrativos?


Nessa matéria do jornal Folha de São Paulo de 16/02/2013  é mostrado que os artistas que tem seus blogs hospedados na Globo, da rede Globo de televisão, e no R7, da Rede Record de televisão, não atualizam seus blogs. Tanto que os chamam de “cemitério de blogs de artistas”.

Desde dezembro eu tenho pensando muito nisso. Escrevo sempre que posso nesse meu blog, tenho outros 5 blogs, escrevo sobre musica no Mágica Literária, e já participei de muitos blogs coletivos, onde cada um posta em uma determinada data, sobre determinado assunto.

Comecei a escrever blogs em 2000, comecei no blig, fui para outros sites e estou aqui desde 2002, e vejo que a quantidade de visitas diminuiu e muito de visitantes que querem ler algo, a maioria das visitas vem em busca de algo que digitaram no Google e meu blog foi apontado, tanto que os meus posts mais visitados são de coisas curiosas e não do que realmente escrevo/desabafo (será que ninguém quer me ler?)

Na ultima semana me emprestaram uma revista que tinha algo como manter seu blog vivo, dizendo que o necessário são temas interessantes, postagens sucintas, com no Maximo 4 parágrafos, não tendo que fazer com que o leitor perca tempo lendo na frente do computador, já que 88% da população da internet não gosta de ficar muito tempo no mesmo site. E saber divulgar.

Bom, meus textos são curtos, (ok, esse deve estar grande) sempre divulgo nas redes sociais e por email, mas parece que as pessoas querem mesmo ler os 140 caracteres do twitter ou curtir fotos com frases no facebook.

Será que os blogs estão fadados ao fim?

Comentários

  1. Interessante o seu questionamento...
    Já me conformei com a realidade de que blogs pessoais devem ter interesses genéricos e populares, e que o meu não possui nem uma coisa nem outra. Mas temos que saber antes de tudo se escrevemos para nós ou pra os outros. Eu escrevo pra mim -tanto que meus textos são cansativos- mas na esperança de alguém se "afinizar" com o conteúdo. Não conseguiria viver dele -salvo se editasse um livro sobre o espaço, talvez- mas já conquistei boas amizades por ele.
    Vou sempre acreditar que haverá alguém que vai ler e vai gostar. Quanto a quantidade desses "alguéns", só Deus sabe...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Será que os blogs estão fadados ao fim?"

    Não diria ao fim, mas não muito longe disso.

    A intenet, como tudo, tem o seu lado bom e o seu lado ruim.

    Umas das coisas (muito) más que a internet trouxe junto foi uma enorme (maior que a que já existia) preguiça de ler. O pessoal quer ler 140 caracteres (se muito) e isso mesmo, curtir frase feita no facebook. Generalista? Claro que sim... existem pessoas fora desse círculo vicioso, mas são cada dia menos...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se atualiza, é pouco provável que tenhamos um fim para aquilo que chama a atenção de nossos leitores.

      Excluir
    2. Existem sim, dois lados de uma mesma moeda na internet.

      Mas, será que estamos dispostos à escrever para os outros ou apenas para nós?

      O nosso interesse é despertar mentes ou apenas expor o que consta em nossas mentes?

      Excluir
  3. ate o momento nao havia me questionado sobre o fato de haver o fim do blog, porque nunca imaginei que certos blogs que gosto de ler deixarem de existir, no entanto acredito que nao haverar fim algum, alguns ssim por nao terem acesso ou por nao ter um proposito real para que exista o proprio dono deixara ao poucos ate abandonar. no meu caso em alguns momentos eu ja parei de escrever por esta bastante oculpado devido a faculdade, devido a falta de criatividade, entre outras coisas, no entanto, nunca abandonei de vez, sempre volto, sei que nao é certo fazer isso porque um blog tem que haver uma postagem mais constante, porque se nao houver haverá uma perda de clientes, isso ja aconteceu comigo algumas vezes, mas aos poucos voltamos a normalidade.
    outra coisa que me chamou atençao foi o fato em que o flavio tocou, eu por exemplo pensou que eu escrevo para as pessoas que vem ao meu blog, no entanto nao escrevo nada que seja relacionado a tutoriais, no caso que esteja diretamento relacionado, eu escrevo de forma a abordar alguns temas que estao em minha realidade e que de alguma forma poderam esta na realidade de algumas pessoas, em alguns caso ha uma recompensa sobre o que escrevo, no caso, varias visitas, comentarios e assim por diante, no entanto, na grande maioria nao ha esta recompensa, mas mesmo assim nao desisto tenho como meta fazer meu blog e meus textos seja reconhecidos por muitos entao nao me importa o tempo que leve tenho que trabalhar para que isso aconteça e nao desistir ou deixar morrer.

    um abraço

    http://literaturaearte0809.blogspot.com/
    @ns_rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia principal é esta mesma. Nunca desistir de seu blog.
      Quem sabe se a gente pensar em tratar nossos blogs como se fossem crianças ou plantas que precisam de cuidado. Aí sim, ele fica maior, melhor, mais robusto, com visitas interessantes e comentários ainda mais empolgantes.

      Excluir
  4. na minha opinião as pessoas que colocam fim em seus blogs...
    nao acho que blog é mais um dos meios de se destacar perante um mar de pessoas conectadas.
    As pessoas que realmente TEM UM BLOG querem mesmo falar de assunto com que as fazem refletir ou sobre sentimentos que possuem necessidade de serem explicitados.
    Ja pesquisei sobre essa coisa de ter mais visitas e suas relações com as postagens... hj acho isso futilidade...
    não tenho que mudar uma parte de mim para receber visitas... assim como na vida real, no blog permanece quem realmente quer.

    bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você tem um assunto interessante e consegue chamar a atenção de amigos ao teu redor, estes mesmos terminam por ajudar com que o tráfego para tua página aumente. Mas, lembrando apenas, temos que estar sempre atualizados e conectados, do contário, como você mesma reconheceu, "as pessoas que colocam fim em seus blogs" justamente por falta de assistência.

      Excluir
  5. É bem verdade. O universo da blogosfera não anda tão acessado mais como antigamente. As pessoas parecem mesmo se interessarem mais pelo face, twitter e afins, até porque poucos gostam e procuram realmente ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interaja com seu blog com as principais redes sociais e terá mais visualização em seus espaços.

      Excluir
  6. Muito bom dia de segunda feira!

    Interessante a sua questão online.

    Bom, mas vamos aos fatos. Sou blogueiro desde muito tempo e gosto de postar sempre que possível. E sinceramente não acredito no fim de blogs que tenham assuntos interessantes. Tem alguns, que ao invés de perderem visitas, estão bombando cada vez mais e parecem ter uma longa vida pela frente.

    Eu já tentei diversos meus, alguns blogs anteriores tinham nomes esquisitíssimos e no entanto, hoje, parece que acertei com uma receita. E minha receita não é escrever pouco, com poucas linhas, já que pelo menos os meus leitores estão interessados em assuntos que lhes venham ao encontro.

    As vezes você tem que entrar nas leituras, nas atualizações, no dia a dia para que a coisa possa finalmente funcionar e dar certo.

    Atualmente estou com o BlogdoEd.com mas já tive outros nomes e outros blogs. Meu ultimo, por sinal, que no ano de 2012 foi um dos mais visitados e muito bem cotado em meu estado, PE, chamava-se RevistadoEd.com. Fiz algumas mudanças e encontrei o que queria e precisava.

    A realidade é que o que cria interesse nos leitores, não importando a esfera, são as postagens, e principalmente as atualizações.

    Quando nós apenas atualizamos nossos blogs semanalmente, ou apenas uma vez por mês, é sinal sim, de estar levando nosso blog para um abismo distante entre quem escreve e quem lê.

    Claro que para o blogueiro, as vezes fica dificil estar atualizando, constantemente, e nem todos tem tempo o suficiente para isso. Mas, tem que se haver um esforça daqueles que gostam de levar suas ideias para outros.

    Uma outra fonte legal de aumentar visitas, são as atualizações rapidas no facebook, twitter, Linkedin, entre outras. Eu já li que por mais que você não participe destas redes é importante que suas atualizações estejam lá, nestas redes.

    Posso te afirmar, que com mais atualizaçoes, quanto mais numa semana melhor ainda, mais visualizações acontecem.

    Nestes ultimos dias eu passei em menos de um ano de 8 mil visualizações para atuais 76 mil atualizações.

    Pense nisso!

    Um abraço com o desejo de passar por aqui e encontrar mais e mais postagens interessantes como estas.

    ResponderExcluir
  7. Ah, existem alguns blogs, como o Ferramentasblog.com que dão dicas legais de como aumentar o numero de visitas para nossos blogs.

    ResponderExcluir
  8. Não sei não muito debandaram para o facebook por causa de constantes bugs no blog eu também acabei me rendendo ao face apesar de continuar com o blog até porque pelo meu trabalho com tirinhas o retorno é mais rápido e posso falar sobre o tema do momento!
    Tem outra coisa muita gente reclama que caiu os comentários mas elas também diminuiu suas visitas e comentários nos outros blog...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É legal expor o que pensamos, eu já fiz a minha parte e você está fazendo a sua agora, e eu agradeço.