Eu amo muito tudo isso


Não, esse post não é sobre o McDonald´s não. Nem sobre hambúrguer. Mas sim o gosto das pessoas, claro que quero deixar que cada um tem o seu gosto e o livre arbítrio serve para isso, mas é que me peguei em 3 situações iguais mesmo sendo diferentes, vamos lá.

Conversando com uma pessoa que se dizia fanzaça de Cazuza eu soltei a seguinte frase:

“Sou um trapalhão curtindo com esta moçada
Faço minha brincadeira, mas não sou piada”

A pessoa riu, disse que era legal, mas não sabia do que se tratava.

Uma outra dissera que Toquinho era um de seus cantores preferidos, perguntei o nome de 3 musicas e a pessoa não soube responder. Ok, nome de musica é ruim de saber mesmo, mas me canta duas sem ser “Aquarela”, também não soube.

Terceira pessoa disse amar a forma de escrever de Monteiro Lobato, mesmo o achando um tanto quanto racista, então eu perguntei o nome de algum livro, e a pessoa só conhecia a famosa obra do Sitio do Pica Pau Amarelo.

Nada contra as pessoas ou os 3 citados, mas se você é tão fã assim como não sabe o nome, a frase, uma parte da musica, do texto?

Toquinho tem, no site letras.mus.br, cadastradas 336 musicas. No mesmo site Cazuza tem 249 musicas cadastradas. E Monteiro Lobato escreveu, segundo pesquisa no Wikipédia, 68 livros, entre infantil e adulto.

Eu quando digo que sou fã é porque sou fã mesmo, procuro ler sobre quem gosto, ouvir, ver e tudo mais, se me perguntar coisas sobre Ultraje a Rigor ou Engenheiros do Hawaii vou te dar as respostas, pode ser que falhe em alguma, mas sei muito porque sempre fui atrás.

As pessoas que gostam de Cazuza só sabem que ele foi um exagerado que buscava por ideologia e que o codinome é beija flor, mas e o resto? E a poesia do cara? Toquinho só fez uma aquarela? Monteiro tinha medo da Cuca?

Lembro que quando os Titãs lançaram o famigerado Acústico muita gente virou fã dos caras, lembro de pessoas de idade um pouco mais avançada dizendo que eram a melhor banda de rock do Brasil de todos os tempos, ai falei para algumas pessoas ouvirem “Isso para mim é perfume” que é do disco anterior a esse. Conhece a musica? Olha só a primeira parte:

“Isso para mim é perfume
Suor, fedor
Isso para mim é garboso
Cabelo embaraçado
Dente não escovado”

Não vou continuar em respeito a todos, pois o resto da musica é forte, pesada e sem noção no meu ponto de vista.

Acho que antes de alguém se dizer fã é necessário conhecer, ir atrás, hoje com internet é tudo ao fácil... na minha época era nas revistas, demorava um mês para descobrir algo novo. As pessoas gostam de algumas coisas e se acham no direto de dizer que conhecem tudo.

Vamos conhecer o mundo antes de dizer se ele é bom ou não.


Comentários

  1. Concordo com o que diz, em parte, porque amo as músicas de Cazuza; tenho CDs e vídeos, sou fã da voz e das letras das músicas. Faz parte do meu Show*; fazer o quê?
    Gosto é gosto!
    Amo Michael Jackson e curto tudo que vem dele...quer dizer acho que o q ficou não se apaga. Continuam vivos na minha cabeça!!
    Beijos; sem noção esse cometário, né?
    Ah, já disse no twitter que adoro a música do Teló, "Ai, se eu te pego" sucesso atual...me esculacharam; ué, será q sou a única???

    ResponderExcluir
  2. O mundo está superficial, isso é o principal. Uma pena.

    ResponderExcluir
  3. ESTES SEU ARTIGO
    ESTA EXCELENTE
    BOA COLOCAÇÃO

    PRECISAMOS DE PENSADORES E VC ME PARECE SER UM.........

    VIREI AQUI MAIS VEZES......

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo... AS pessoas gostam de uma musica, ou conhecem uma musica e pronto já se dizem fã... Não buscam conhecer a história, conhecer a carreira...Gostar de uma musica não é ser fã do cantor e sim da musica...

    Beijos e borboleteios...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É legal expor o que pensamos, eu já fiz a minha parte e você está fazendo a sua agora, e eu agradeço.