Você se preocupa em ouvir musicas novas?

The Beatles Outro dia postei aqui sobre como o nosso gosto musical muda tanto.

Domingo fui ao show do CPM 22 na Virada Cultural. Claro que o publico em sua maioria era de molecada, diferente do publico do show da banda Joelho de Porco, que eram mais velhos.

Mas a questão é se vale a pena ouvir musicas novas? É fácil a gente ver um moleque ouvindo coisas antigas como Led Zeppelin, Beatles, Ramones, Pink Floyd, The Doors e por ai vai, mas e você, se preocupa em ouvir coisas novas como Dead Fish, Pitty, Mallu Magalhães, Artic Monkeys e por ai vai? Você fica vasculhando na internet musicas novas?

Vejo que muita gente se acostuma com aquilo, quer sempre ouvir as mesmas coisas. Claro, em casa eu toda semana escuto um dos CDs dos Engenheiros do Hawaii, mas também procuro ouvir muita coisa nova, pois tudo se renova. Claro que vai do gosto musica, vai da época, mas acho que temos que ter a cabeça aberta para que possamos entender o que se passa com o mundo.
Ipod
Ouvir radio virou coisa de “empregada domestica” pois todas as rádios são “iguais” e com o avanço da Internet é fácil ouvir coisas novas, se você usa o MySpace sabe do que falo, as rádios viraram quebra-galho, e a gente se acostuma com a novidade tecnológica, mas nem sempre nos acostumamos em ouvir um artista novo, que faz um som diferente, achamos que bom era antigamente, mas o seu jeito de ouvir musica mudou, porque a musica que ouve também não pode mudar?

Comentários

  1. Oxe, essa prática já foi adotada por mim por um bom tempo. Praticamente tudo que eu ouço é desconhecido do grande público.

    Esse MySpace é uma mão na roda pra isso, pois se você vê um som novo, corre logo pra procurar a página e até acaba encontrando outros sons.

    Dá uma olhada na minha lista que postei o ano passado. Algumas coisas eu não escuto mais, mas é coisa de um ou dois, mas recomendo:

    http://pontodecontinuacao.blogspot.com/2008/12/o-que-eu-ouo_04.html

    Dê uma olha, estão quase todos linkados no MySpace. Depois me diga se ouviu alguma coisa, se conhece...

    ResponderExcluir
  2. Ahhh nãoo eu sou das "novas" pessoas, pois adoro descobri novos sons, vivo xeretando na net.
    E quando é reggae nem comento tenho as musicas mais lokas i saidas do forno.

    Axo maravilhoso as pessoas se atualizareem, assim da chances p/ os novos artistas.

    bom post

    beeeijos

    ResponderExcluir
  3. eu escuto basicamente tudo que sai no mainstream e sempre procuro escutar bandas bizarras que ninguém nunca ouviu falar... faz bem sempre renovar o estoque de músicas. Viver só do passado não dá certo!

    Mas Mallu magalhães já é pedir demais =P

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ronaldo!
    Estive sem tempo para responder o seu comentário no primeiro post do meu blog! Primeiramente gostaria de agradecer pelo incentivo! Espero continuar com o meu blog e ter motivação para postar!

    Gostei muito desse seu último post! Já me perguntei isso várias vezes: Vale a pena ouvir músicas novas?

    Agora, respondendo pra você, é o seguinte: Vale a pena CONHECER músicas novas para poder ampliar o senso crítico e filtrar tudo o que surge por aí.

    Particularmente, eu sou fã dos anos 80, do rock & roll clássico, do POP "a la Elton John" e gosto muito pouco de coisas novas.
    Vc citou Arctic Monkeys e eu acho que é uma banda muito boa! Junto com Kaiser Chiefs, Bloc Party e outras "90's" bands.

    Conhecendo músicas novas, acabo voltando para as influências dessas músicas que são as raízes dos anos 60, 70 e 80.

    É sempre bom conhecer qualquer coisa para se manter "antenado", atualizado e principalmente crítico! Mas não troco meu AC/DC, meu Led Zeppelin, meu Rolling Stones, meu Elvis Presley, meu Kiss e meu Pink Floyd por nenhuma Mallu Magalhães do mundo :P

    Beijos e parabéns pelo blog! Ganhou uma seguidora ;)

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia realmente facilitou o acesso aos conteúdos. Infelizmente,não é tão fácil encontrar música boa. Ainda ouço muito dos meus favoritos de 10 anos atrás e reservo um tempo pra garimpar as coisas novas. É preciso paciência, porque é mesmo um verdadeiro garimpo de tão difícil. Parece que não há tanto espaço para gostos mais diferentes do que é só comercial. Mas eu não desisto! Como diz um amigo meu, música é combustível. Não dá pra ficar sem. Como sempre escolheu um tema ótimo. Bjs amigo!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com você, Ronaldo. Eu, por exemplo, estou sempre conhecendo músicas e artistas novos pela internet mesmo, que nos dá muita oportunidade pra isso. Mas não dispenso Pink Floyd ou Neil Young por causa disso! (rs)
    Bom é diversificar, ouvir coisas novas, propostas musicais novas. Temos "n" possibilidades de satisfazer nosso gosto musical com coisas novas. É só estar aberto a isso!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não conheço muito das bandas q vc citou, pois escuto mais música gospel. Amo música e não consigo ficar escutando sempre as mesmas coisas. Por isso procuro sempre conhecer cantores e bandas "novos", mesmo que não tenham surgido agora.

    Gosto de letras fortes, coisas q fazem sentido e o q vemos muito hoje são canções que priorizam apenas o ritmo e não tem mensagem nenhuma. Lembro de qd estudei sociologia no colégio, ouvimos músicas da época da ditatura. Os caras tinham uma razão maior para escrever, não queriam só fazer sucesso, mas passar uma mensagem aos ouvintes. Sinto falta disso.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre escuto as mesmas bandas, não vario muio, na maiora das vezes bandas não muito conhecidas. Dos antigos que você citou (Led Zeppelin, Beatles, Ramones, Pink Floyd, The Doors) e das da internet só a Mallu Magalães mesmo. Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Olá mocinho! Tô passando para agradecer a visita! Me tornei seguidora do seu blog também! Volte sempre! BeeijOs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adooroooooo músicas novas, se possivel, em ritmos novoas, misturados e criativos.
    Sempre estou a procura de revelações, e ainda bem que a internet facilita e MUITO.

    passa no meu blog? Post novo trazendo coisas que você não sabe sobre a polêmica Felina.

    http://pointche.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. me preocupo em escutar musicas que me agradem. beeijos :D

    volte quando sentir saudade !

    ResponderExcluir
  12. Acho que sou acomodada, pois sempre ouço as mesmas músicas, mas se alguém me fala de uma banda boa, ou algo do tipo, eu vou la e ouço... mas eu sair buscando coisa nova... isso eu nao faço, como eu disse, eu devo ser acomodada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de repetições, amo ouvir músicas e a medida que ouço músicas novas (novas mixagens, estilos, arranjos...), me deparo com uma nova cultura, as vezes com um novo mundo (abstração).. Considero que a globalização nos deixa cômodos, nos promove um padrão de música que algumas vezes não nos permite comtemplar um anacronismo!

    Legal seu post Ronaldo!
    ps: não sou contra a globalização!

    ResponderExcluir
  14. A música em si é um estado de espirito e renovação!!! E eu acho que o que se deve fazer é escutar coisa nova mesmo, as vezes encontramos musicas que valem a pena e que daqui a 10 anos vamos estar ouvindo ... assim como beatles, pink floyd e por ai vai...

    enfim , Eu sou a favor de sempre sentir a musica! Seja ela nova ou velha, é tudo coisa de momento né verdade?

    um beijãão

    ResponderExcluir
  15. A música em si é um estado de espirito e renovação!!! E eu acho que o que se deve fazer é escutar coisa nova mesmo, as vezes encontramos musicas que valem a pena e que daqui a 10 anos vamos estar ouvindo ... assim como beatles, pink floyd e por ai vai...

    enfim , Eu sou a favor de sempre sentir a musica! Seja ela nova ou velha, é tudo coisa de momento né verdade?

    um beijãão

    ResponderExcluir
  16. Existem muitas bandas novas boas, o problema mesmo é divulga-las.
    Lógico não chegam aos pés dos Beatles,Ramones,Doors...
    mas muitas os tem como verdadeira influencia e não são um produto da midia como Pitty, Mallu Magalhães e por aí vai...

    Gostei do teu blog, interessante.
    vou te seguir...

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Rogério, boa questão.

    Minha bandas preferidas são: Led Zeppelin e Beatles. Porém, hj algumas bandas se salvam e já começam a construir aquela magia sobre suas performances. Gosto muito do The Killers, Eagles of Death Metal e Yeah Yeah Yeahs - ia citar os Strokes, mas eles já são clássicos.

    http://tempo-horario.blogspot.com/

    BRUNO

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Ronaldo!

    Olha... tenho que confessar que estou num tour ao passado.

    Bom, deixa eu explicar:

    Antes eu ouvia muito o que tocava nas rádios, musicas pop e tals...

    No final do ano passado para cá, resolvi ouvir coias 'velhas' que, na verdade, são totalmente novas para mim: Nina Simone, Compay II, Astor Piazzolla e por aí vai. Estou caminhando pelo blues, soul, jazz, tango, enfim, ritmos que tem as suas fundações no passado.

    Então, respondendo ao teu questionamento: procuro conhecer coias novas, mas novas para mim, independente da época de seu lançamento.

    De vez em quando ouço algo atual, preciso me abrir mais para isso...

    Olha, eu adorei esta postagem, tanto o tema como a forma que você abordou o assunto.

    Kiso

    ResponderExcluir
  19. Minhas primeiras audições musicais foram de música brega tipo Odair José, Fernando Mendes, aquela turma do Chacrinha, do Barros de Alencar, Bolinha...até hoje tenho so discos...não desfaço deles porque marcou minha vida. Muitos tem vergonha de dizer que gosta de música brega. Eu não. Mas isso não me impediu de conhecer os Beatles, The Doors, o rock pop nacional todinho. E gostar muito... e continuar buscando o novo e assimilar o que é bom porque a música nos faz sonhar e amar a vida. Tudo o que você registra é muito bom de ler...Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É legal expor o que pensamos, eu já fiz a minha parte e você está fazendo a sua agora, e eu agradeço.